quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Expressionismo

Plano de aula – Arte


Objetivo: Conhecer o movimento e obras expressionistas.

Material: O texto Expressionismo será utilizado como ponto de partida.

Estratégia: Leitura e interpretação de textos.
Leitura de imagens.’

Atividade: Fazer releitura da obra O Grito.


Expressionismo



O termo expressionismo é utilizado para descrever obras de arte nas quais a realidade é distorcida, de forma a expressar as emoções ou a visão interior do artista. A arte aparece como expressão dos sentimentos.
O expressionismo foi um movimento artístico que se desenvolveu na Alemanha, no início do século XX, com a intenção de contrapor o impressionismo, que procurava ressaltar a realidade natural.
Surgido como desdobramento do pós-impressionismo, teve forte influência de Van Gogh que nas suas paisagens e auto-retratos colocava uma profunda questão existencial. Além de Van Gogh, temos o belga James Ensor, o norueguês Edvard Munch, Georges Rouault e outros.
As pinturas expressionistas caracterizam-se pela violenta deformação do corpo e cores que, muitas vezes, não correspondiam à realidade.
Os temas dominantes foram: o nu feminino, as paisagens e a vida cotidiana. Foram utilizadas novas técnicas de pintura e reaproveitadas técnicas antigas, como a xilogravura.
O quadro O Grito (no original Skrik) é uma pintura do norueguês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. Nesse quadro de Munch, os nervos do artista se manifestam de maneira imediata. O quadro é o reflexo direto do que ele vivia na realidade. Ele passa para tela a dor e o cosmo inteiro. Um rio inquietante, um pôr-do-sol e as nuvens cor de sangue. Ele quis dar a sensação de que a natureza ia explodir.
Além de sua forte manifestação na pintura, o expressionismo foi marcante também em outras manifestações artísticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc. Na literatura, há muitas obras que refletem a crise de consciência que tomou conta da sociedade antes e depois da Primeira Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário